Postagens

Mostrando postagens de Setembro 16, 2012

Trabalhando com a RODA DA VIDA

Este material foi desenvolvido por Cristina Longhi – Jornadas da Alma
 – para o Grupo de Terapia em Grupo (Sala Virtual)


O que é a Roda da VIDA? Roda da Vida é uma ferramenta usada no processo de Coaching para lhe ajudar a enxergar exatamente que áreas de sua vida precisam ser mais desenvolvidas.  É uma forma de visualização do seu estado atual para o estado desejado.

O que é preciso fazer? Quero que pense nas áreas de sua vida descritas abaixo e que dê uma nota para cada uma das áreas conforme as instruções:

Nota de 1 a 10 sendo: 1 e 2: Praticamente inexistente (precisa melhorar muito esta área) 3 e 4: Pouco (Precisa trabalhar esta área) 5 e 6: Razoável  quase bom (Melhorando, mas ainda é necessário fazer mudanças significativas) 7 e 8: Bom (Estou feliz, e se melhorar melhor) 9 e 10: Excelente (Perfeito)

Dê nota em cada uma das áreas a seguir: 1-Saúde (Como se sente em relação à sua saúde e seu corpo) 2-Carreira (Sua profissão) 3-Relacionamentos (Com se relaciona com pessoas no geral, amig…

O que é crença?

Crença é tudo aquilo que uma pessoa acredita como sendo a verdade, ou seja, significa a verdade sobre algo para uma pessoa. Crença é o que uma pessoa guarda em seu íntimo como uma verdade absoluta sobre algo específico. Significa que para essa pessoa, essa "crença"  passará a ditar as regras sobre uma situação, ou algo. É o que sentimos "ser assim" sobre algo. Muitas vezes pode vir alguém e dizer o contrário sobre um assunto, mas aquilo que você acredita sobre este mesmo assunto é o que comanda a sua experiência. Vou dar um exemplo básico. Você cresceu acreditando em uma certa informação, como "ganhar dinheiro é duro, difícil" e passou de alguma forma em um dado momento em sua vida a internalizar essa informação. Você simplesmente acredita de verdade nisso e essa crença passa a dominar tudo sobre o assunto. Quando vem alguém e diz o contrário sobre isso você não consegue acreditar, pois o que ficou gravado em seu íntimo é que ganhar dinheiro é difícil. Crenç…

Mude qualquer coisa mudando a percepção da realidade atual

por Cristina Longhi jornadasdaalma@gmail.com


Temos a mania de insistir com nossa velha visão de como as coisas devem ser resolvidas e não conseguimos dentro deste ponto de vista perceber que existem outras maneiras de resolver a situação. Então quando você tem um problema insolúvel, aquele problema em que você não consegue de maneira nenhuma ver uma luz no final do túnel, nem mesmo a entrada deste túnel, é necessário fazer uma pequena mudança na maneira como está percebendo sua realidade atual, isso mudará completamente seu ponto de vista e dará você a oportunidade de conseguir enxergar uma saída para sua situação. Quando estamos totalmente inseridos em uma situação, nossas emoções estarão totalmente envolvidas e geralmente por trás desses sentimentos existe uma criação emocional de como as coisas deveriam acontecer. Acreditamos que podemos ir somente até certo ponto porque sabemos que nossa capacidade vai até certo ponto. Mas porque isso acontece desta forma?

Bem, agimos conforme acre…

Qual o significado emocional das doenças de pele?

por Cristina Longhi jornadasdaalma@gmail.com

Nossa pele representa a proteção da nossa individualidade. Tudo o que acontece na nossa pele, como vermelhidão, inchaço, inflamação, espinha, abscesso e sua localização, não são ocasionais, indicam algum fenômeno emocional interior. Numa pele excessivamente sensível se esconde geralmente uma pessoa bastante vulnerável, ao passo que uma pele resistente e firme aponta para uma pessoa "casca grossa".
A pele suada demostra a insegurança e o medo da pessoa com quem falamos. A pele corada revela sua excitação.
Manchas significam que estamos nos sentindo ameaçados. O medo de ter seu espaço vital invadido provoca ansiedade e, consequentemente, a liberdade se torna limitada.

O organismo reage com manchas por todo o corpo e, dependendo de onde surgirem, é possível saber qual o problema emocional.

Alergias significam que a pessoa está vivendo momentos de irritação com pessoas próximas e que atrasam seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Est…

Resolvendo problemas de forma fácil e bem planejada

por Cristina Longhi jornadasdaalma@gmail.com


Nossa mente sempre sabe a resposta daquilo que precisamos resolver, mas nem sempre estas respostas estão disponíveis a nível consciente.

Abaixo está um pequeno manual com perguntas que deve fazer a si mesmo para conseguir acessar as respostas que precisar. Perguntas que resolvem problemas

Você deve escrever suas respostas e analisá-las detalhadamente.

• O que há de tão grande neste problema?
• O que ainda não está perfeito?
• O que estou disposto(a) a fazer para que fique do jeito que eu quero?
• O que estou disposto (a) a fazer mais, para que fique do jeito que eu quero?
• Como posso desfrutar do processo enquanto faço o que é necessário para que fique do jeito que eu quero?



Como resolver um problema "sem solução"



• Qual é o problema?
• Como eu posso descrevê-lo?
• Como eu o enfrento?
• Estou descrevendo o problema real?
• Como eu sei que existe o problema?
• Por que é um problema?
• Esta situação é um problema ou é a minha reação que transform…