Estou com depressão? Quais os principais sinais que indicam a depressão?

Sentimento de desamparo e desesperança – Existe uma sombria perspectiva sobre a vida. Nada ficará melhor, independente do que seja feito, nada irá melhorar a situação da pessoa depressiva.
Perda de interesse em atividades diárias – Não há mais interesse nas coisas que gostava antes, passatempos, atividades sociais, sexo, mesmo as coisas que mais agradava. Perde-se a capacidade de sentir alegria ou prazer nas atividades.
Alterações de apetite ou peso – A pessoa depressiva pode sofrer mudanças no seu apetite, assim como perda ou aumento significativo de peso, que pode variar mais de 5% do peso corporal por mês.
Alterações no sono – Insônia, especialmente acordar nas primeiras horas da manhã, ou dormir demais (hipersonia)
Irritabilidade – A depressão faz com que a pessoa sinta-se agitada, inquieta e até mesmo violenta. Seu nível de tolerância é baixo.
Perda de energia – Sentimento de cansaço, lento. Todo o corpo parece estar pesado, e até mesmo pequenas tarefas levam ao cansaço e demoram para serem concluídas.
Auto-aversão – Sentimento de inutilidade ou culpa. Faz duras auto críticas por falhas percebidas ou erros.
Comportamento imprudente – Envolvimento em comportamento escapista, como abuso de drogas, jogo de azar, direção agressiva ou esportes radicais.
Problemas de concentração – Dificuldades para se concentrar, tomar decisões ou lembrar das coisas.

Dores inexplicáveis – Aumento de queixas físicas como dores de cabeça, dores nas costas, musculares e de estômago.



Nenhum comentário:

Postar um comentário