A diferença entre fome física e fome emocional
Para ajudar em seu emagrecimento, é essencial aprender a reconhecer a diferença entre fome física e fome psicológica e passar a comer apenas pela fome do estômago.
Geralmente as pessoas com compulsão alimentar comem pela fome emocional e por isso engordam. A pessoa com fome emocional come para suprir sentimentos como medo, frustração, ansiedade. Essa pessoa não presta atenção à sensação de saciedade corporal e então come mesmo sem ter fome. Ela come e continua a se sentir mal, tanto pela ingestão da comida, que gera sensação de peso e desânimo, quanto pelo sentimento que vai embora só momentaneamente. A pessoa se engana e acha que comer funciona, não percebe que a situação em si não mudou nada.
A pessoa emocionalmente mal nutrida não consegue lidar com os próprios sentimentos, faz confusão com várias questões que envolvem sua vida e não consegue ver claramente o que é preciso fazer para mudar uma situação. Muitas vezes ela nem percebe o verdadeiro motivo que a fez entrar no processo de autoflagelação. Outras pessoas não conseguem força suficiente para enfrentar determinada situação e então se escondem atrás da gordura esperando assim se livrar daquilo, como no caso de mulheres que tem medo de se sentirem desejadas. Há também o caso das pessoas que por se sentirem rejeitadas e mal amadas nunca se recuperam deste sentimento de rejeição e vivem eternamente com o sentimento de que precisam ser aceitas. Problemas relacionados com a mãe são outra causa comum de obesidade.
Bem, bateu a fome e você não sabe diferenciar se realmente tem fome física ou emocional? Uma dica é se lembrar há quanto tempo comeu, se ainda não passaram três horas pelo menos, é provável que sua fome seja somente emocional. Neste caso coma uma fruta e aguarde. Ajuda também tomar um copo de água quando sentir fome, pois muitas vezes não é fome e sim sede.
Como reverter um processo onde a pessoa come somente por fome emocional? O primeiro passo é a pessoa se dar conta de que é assim, de que abusa da comida e então se sente insatisfeita quando se vê na frente do espelho. Depois é necessário procurar ajuda de um terapeuta e um nutricionista para começar a reverter este processo. Muitas vezes o gatilho emocional que dispara a fome é simples de resolver, a pessoa se livra de vez da compulsão alimentar e começa a sentir estima suficiente por si mesmo, começa a ter prazer por fazer algo por si mesmo e então emagrece.
Para emagrecer é necessário refazer o trajeto todo da sua vida e então mudar alguns conceitos aprendidos sobre diversas situações na vida, fazendo assim uma nova história de sucesso. Aprender sobre seu caminho emocional. Criei o processo de Emagrecimento Emocional© justamente pensando neste todo onde a pessoa precisa de apoio de várias partes, tanto emocionalmente falando quanto fisicamente. Venha conhecer.
Boa sorte! Você pode muito mais do que imagina!
Comentários
Postar um comentário