Postagens

Mostrando postagens de julho 18, 2014

O que é a Hipnose?

Imagem
A Associação Americana de Psicologia define hipnose da seguinte maneira: A hipnose é um procedimento durante o qual um profissional de saúde ou pesquisador sugere a um cliente, paciente, ou sujeito que vivencie mudanças em sensações, percepções, pensamentos ou comportamentos. O contexto hipnótico geralmente é estabelecido pelo procedimento de indução. Embora haja muitas induções hipnóticas diferentes, a maioria inclui sugestões de relaxamento, calma e bem estar. Instruções para imaginar ou pensar sobre experiências agradáveis também são comumente incluídas nas induções hipnóticas.

Alucinação Olfativa Positiva

Imagem
Acontece por exemplo quando o terapeuta pode falar sobre o cheiro da pomada anestésica que esta sendo passada no braço do paciente, e este sentir o cheiro (alucinação olfativa positiva), a questão é que não há nenhuma pomada sendo passada, é apenas a mão do terapeuta deslizando no braço do paciente.

Mitos e Verdades Sobre a Hipnose

Imagem
Mito da Inconsciência   Muitos pensam que estar hipnotizado significa estar inconsciente. Há aqueles que até desejam ficar inconscientes para que "todos os seus problemas lhes sejam tirados". Na verdade, o transe hipnótico é caracterizado por uma dissociação consciente/inconsciente onde a consciência está presente, e é desejável que esteja para participar no processo de cura. Por estar vivenciando uma experiência agradável eventualmente, a pessoa não se lembra do que foi falado, porque ficou distraída com pensamentos, imagens ou sons. Mito de Confessar Segredos Sem Querer   Mesmo em transe profundo a mente conserva um sentido de vigilância que protege a integridade da pessoa. Na hipnose Ericksoniana raramente a pessoa é convidada a falar. O inconsciente é capaz de resolver silenciosamente os conflitos mais profundos. Mito de Não Voltar do Transe   Se, eventualmente, por estar numa experiência muito agradável ou num transe mais profundo, a pessoa não aceitar a s

Fenômenos Hipnóticos

Imagem
Rapport   -É o primeiro fenômeno que acontece. É o laço de confiança, pois o cliente se solta, na medida que confia no hipnoterapeuta. Distorção do tempo  - A percepção do tempo se altera para mais ou para menos. Trinta minutos parecem cinco, dez minutos parecem ter durado uma hora. Dissociação  - Os estados psicológicos consciente e inconsciente ficam separados. No estado de transe hipnótico o consciente está presente, mas a pessoa percebe que algo mais está acontecendo. Amnésia  - É a perda da habilidade de lembrar . É diferente do esquecimento porque o conteúdo "esquecido" parece ter sido selecionado pela mente. Ocorre espontaneamente em transes profundos ou pode ser sugerido pelo hipnoterapeuta. Hipermnésia -  Aumento da capacidade de lembrar fatos do passado próximo ou remoto. Regressão de idade -   Consiste em reviver estados psicológicos do passado espontaneamente ou por solicitação do hipnoterapeuta. Progressão de idade - Consiste e

Como funciona a terapia infantil?

Imagem
Através de brincadeiras, jogos e visualizações a  criança vai revelando seus sentimentos e dificuldades. Brincar, criar, visualizar, imaginar é a forma de expressão natural da criança e através desse processo ela vai libertar-se de  sentimentos e problemas que a estejam afligindo, aliviando a angústia e melhorando seu funcionamento psicológico. A criança também aprenderá a usar ferramentas através da imaginação para usar em casa, na escola ou onde precisar.