Resolvendo problemas de forma fácil e bem planejada

por Cristina Longhi jornadasdaalma@gmail.com


Nossa mente sempre sabe a resposta daquilo que precisamos resolver, mas nem sempre estas respostas estão disponíveis a nível consciente.


Abaixo está um pequeno manual com perguntas que deve fazer a si mesmo para conseguir acessar as respostas que precisar.
Perguntas que resolvem problemas

Você deve escrever suas respostas e analisá-las detalhadamente.

• O que há de tão grande neste problema?
• O que ainda não está perfeito?
• O que estou disposto(a) a fazer para que fique do jeito que eu quero?
• O que estou disposto (a) a fazer mais, para que fique do jeito que eu quero?
• Como posso desfrutar do processo enquanto faço o que é necessário para que fique do jeito que eu quero?




Como resolver um problema "sem solução"



• Qual é o problema?
• Como eu posso descrevê-lo?
• Como eu o enfrento?
• Estou descrevendo o problema real?
• Como eu sei que existe o problema?
• Por que é um problema?
• Esta situação é um problema ou é a minha reação que transforma isto num problema?
• Este é um problema ou o efeito do problema real?
• Eu descrevi o problema especificamente?
• Descrevi mais do que um problema?
• Existem mais problemas subordinados ou ramificações do problema original?



Por que os problemas são "insolúveis"?




1 - Medo dos resultados

Muitas vezes não queremos lidar com todos os aspectos da realidade do problema, e consequentemente com o problema resolvido. Exemplo: alguém que tem a necessidade emocional de se manter atado a certa situação. Se o problema fosse resolvido a pessoa não teria mais o "benefício". Ou a pessoa tem medo de assumir um novo papel, pois tem medo do novo, do desconhecido. Prefere ficar "mal", porém confortável com aquilo que conhece. Assim a pessoa acaba entrando na síndrome da auto sabotagem sem perceber, não tomando as atitudes corretas.



2 - Adiamento (postergação)

Este é um ato consequente do medo de ver os resultados. A pessoa encontra muitas desculpas para não atingir o resultado, por medo das consequências e da nova realidade que se apresentará.



3 - Falta de resultados

É causada pela escolha errada de estratégia. O melhor a se fazer nesta situação é estudar detalhadamente o modo que utilizou para resolver a situação e assim planejar um jeito diferente de abordagem, desta vez baseado em conhecimento. Um bom modo de fazer isso é seguir o exemplo de alguém que passou por este problema e estudar as estratégias e atitudes que esta pessoa tomou para atingir o resultado, e adaptar esta estratégia para o seu caso.



4 - Preguiça

Pessoas que não se movem sempre terão maiores dificuldades. É necessário que depois que você defina uma estratégia conforme os passos acima, você concretamente realize os passos. O que acontece é que muitas vezes a pessoa não se planeja adequadamente. Uma boa dica: todos os dias dedique pelo menos meia hora para a realização do que quer alcançar ou resolver.



5 - Indiferença

Neste caso a pessoa não lida com o problema, simplesmente o ignora. A pessoa não vê o caso como um problema e sim como parte normal de sua vida. Pessoas que agem assim não estão realmente dispostas a resolver seus problemas.






Gostaria de receber mais artigos sobre o assunto?


Acesse: http://www.jornadasdaalma.com/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como usar o Sri Yantra para ter prosperidade em tudo na sua vida.

Anjo da prosperidade pela Cabala : SEALIAH

Constelação familiar - Tratamento para PSORIASE e DERMATITES