Superando uma deficiência - filmes recomendados

Aqui uma coleção de filmes que ensinam que certas coisas não são o fim do mundo. Aproveitem.


Blink - Num Piscar de Olhos
Emma Brody (Madeleine Stowe) é uma bela jovem violonista cega que tem a oportunidade de recuperar a visão em uma cirurgia de transplante de córneas. Depois de vinte anos sem enxergar ela agora tem parte da capacidade ocular estabelecida. Certa noite Emma é acordada por um barulho no andar de cima. Ao espiar pela porta enxerga um vulto fugindo. O vizinho é encontrado morto e ela passa a ser a única testemunha. Mas seu depoimento parece inútil para a polícia, e o único a dar crédito para sua visão é o Detetive Hallstrom (Aidan Quinn). Tentando reconstruir a imagem distorcida que viu, a jovem se envolve com o detetive, ao passo que sua própria vida começa a correr perigo.

Janela da Alma
O premiado Janela da Alma apresenta dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual - da miopia discreta à cegueira total, que narram como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. Celebridades como o Prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o diretor Win Wenders, o fotógrafo cego esloveno Evgen Bavcar e o neurologista Oliver Sachs fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens, e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade. Janela da Alma resulta em uma reflexão emocionada sobre o ato de "ver" - ou não ver - o mundo.

Ray
Quem é maior: o mito ou o homem? A verdade é que o cantor Ray Charles é um personagem maior que a própria vida, e que ganha as dimensões merecidas nesta impecável cinebiografia. Um músico brilhante que conheceu o sucesso e a riqueza graças ao seu talento. Ray teve uma infância pobre, sem pai, ao lado da mãe e do irmão pequeno. Mas uma tragédia irá perseguí-lo pelo resto da vida e este será o seu maior fantasma. Começando a carreira em espeluncas Ray consegue trilhar o caminho do sucesso graças à sua boa música e seu talento para os negócios. Sua cegueira jamais limitou sua sensibilidade. O que mais o atrapalhou foram as drogas que o afastaram cada vez mais de sua mulher e seus dois filhos, jogando-o nos braços de diversas amantes ao longo da estrada. Mas com muita determinação e força de vontade Ray Charles consegue encontrar a saída, a redenção e o retorno ao caminho do sucesso. Ray é um filme envolvente e humano que conta a história de uma pessoa que desceu ao inferno mas renasceu triunfante e encantou gerações com sua brilhante música.

Á Primeira Vista
Amy Benic (Mira Sorvino) trabalha como arquiteta em Nova York e durante as férias faz questão de sair da cidade. Assim, decide ir descansar em um balneáreo de águas termais. É lá que conhece Virgil Adamson (Val Kilmer), um massagista que ficou cego aos três anos de idade. Os dois acabam se envolvendo e ele começa a ensiná-la a sentir o mundo de uma forma diferente. Mas após alguns dias de paixão Amy decide curar Virgil convencendo o rapaz a ir com ela para Nova York onde terá de se submeter a uma operação arriscada para recuperar a visão. A partir daí ele precisará lidar com a estranheza de perceber as coisas de uma maneira diferente, mudando completamente sua rotina de paz e tranquilidade.

Perfume de Mulher
Com o objetivo de levantar dinheiro para sua viagem de Natal, um estudante (Chris O'Donnell) decide passar um final de semana como acompanhante de um militar cego e angustiado (Al Pacino). Segundo a sobrinha do paciente seria um trabalho fácil, mas o comportamento excêntrico e auto-destrutivo do militar, agravado pela bebida, acaba envolvendo o jovem em uma viagem repleta de dramas e revelações. Por esta filmagem de Profumo di donna (1974) do diretor Dino Risi, Al Pacino recebeu o Oscar de melhor ator.

Dançando no Escuro
Selma (Bjork) é uma imigrante tcheca que trabalha numa usina têxtil no norte rural dos Estados Unidos. Mãe solteira, ela vive ao lado do filho de 12 anos, Gene. Seu único alento está na paixão pela música e pelos números de canto e dança dos musicais hollywoodianos. É assim que ela trapaceia a dura realidade, misturando esses musicais à sua própria vida e escondendo de todos um triste segredo: está perdendo a visão dia após dia. O filme ganhou a Palma de Ouro e o prêmio de Melhor Atriz (Bjork), no Festival de Cannes.

Veja mais:


FILMES SOBRE DEFICIENTES

1 - Gaby uma Historia Verdadeira (Deficiência Física)
2 - A Canhotinha (Deficiência Física)
3 - Amargo Regresso (Deficiência Física)
4 - O SINO DE ANYA (Deficiência Visual)
5 - Além dos meus olhos (deficiência visual)
6 - Filhos do silêncio (deficiência auditiva)
7 - À Primeira Vista - (Deficiência Visual)
8 - Simples Como Amar - (Deficiência Mental)
9 - O Óleo de Lorenzo - (Deficiência Física)
10 - Rain Man - (Autismo)
1 1 - Meu Pé Esquerdo - (Paralisia Cerebral)
12 - Nascido em 4 de julho - (Deficiência Física)
13 - Perfume de Mulher - (Deficiência Visual)
14 - Mr. Holland - Adorável Professor - (Deficiência Auditiva)
15 - Forest Gump - O contador de Histórias - (Deficiência Mental)
16 - O Despertar para a vida - (Deficiência Física)
17 - O Domador de Cavalos - (Deficiência Física)
18 - George o oitavo dia (Deficiência Mental)
19 - Castelos de Gelo ( Deficiência Sensorial)
20 - Adorável Professor ( Deficiência Sensorial)
21 - O selvagem do Aveiron (Deficiência Mental)
22 - Uma Lição de Amor (deficiência mental)
23 - Amargo Regresso (deficiência física)
24-Murderball-Paixão e Glória-Sobre cadeirantes.

SOBRE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Uma mente brilhante - esquizofrenia
Melhor é impossível – obsessivo-compulsivo
Um estranho no ninho -
Garota interrompida -
Rain Man - autismo
Código para o inferno - autismo
Um dia de fúria
Spellbound – Quando fala o coração
Marnie – Confissões de uma ladra
Tempo de despertar
No limite do silêncio
Don Juan de Marco
Asas da liberdade
Gilbert Grape - Aprendiz de sonhador
Mr.Jones – maníaco depressivo
Forrest Gump
Uma lição de amor
O diferente
A bela e a besta
Betty Love
A casa dos espíritos
Coisas que você pode dizer só de olhar para ela
Edward mãos de tesoura
O fabuloso mundo de Amélie Poulain
Maurice
Nell - fala
Tudo sobre minha mãe
Uma segunda chance
Bicho de sete cabeças
Gênio indomável – superdotação intelectual

Deficiência física

À primeira vista - visual
O homem elefante - física
Fantasma da ópera – física
O piano - auditiva
Meu pé esquerdo
O homem sem face - física
Perfume de mulher – visual
Sempre amigos - física
Filhos do silêncio - fala
Jennifer 8 – A próxima vítima – visual
Blink – Num piscar de olhos – visual
Energia pura
Janela da alma – Documentário- visual
Gabi, uma história verdadeira – física e mental (paralisia cerebral)


Mais:

Benny & Joon Deficiência auditiva * A música e o silêncio * Filhos do silêncio * Adorável professor * O piano * O país dos surdos * The Dancer * Black * O filme surdo de Beethoven * Los amigos * Querido Frankie * Tortura silenciosa * And Now Tomorrow * Cop Land Deficiência física * A força de um campeão * Amargo regresso * Carne trêmula * Feliz ano velho * Nascido em 4 de Julho * O óleo de Lorenzo * Uma janela para o céu (Parte 1 e 2) * Dr. Fantástico * Johnny vai à guerra Deficiência mental * Forrest Gump, o contador de histórias * Gaby, uma história verdadeira * Gilbert Grape - Aprendiz de sonhador * Meu filho, meu mundo * Meu pé esquerdo * Nell * Nick and Gino * O oitavo dia * Rain Man * Simples como amar * Uma lição de amor * Shine - Brilhante * Loucos de amor * Uma mente brilhante * Jornada da alma * Eu me chamo Elisabeth
Deficiência múltipla * Amy * Helen Keller and Her Teacher * O milagre de Anne Sullivan (br) / O milagre de Helen Keller (pt) * The Unconquered (Helen Keller in Her Story) * Cegos, surdos e loucos * Sob suspeita * Uma lição de amor Deficiência visual * Além dos meus olhos * Perfume de mulher * À primeira vista * Dançando no escuro * Castelos de gelo * Ray * Quando só o coração vê * Um clarão nas trevas * Jennifer 8 - A próxima vítima







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como usar o Sri Yantra para ter prosperidade em tudo na sua vida.

Anjo da prosperidade pela Cabala : SEALIAH

Constelação familiar - Tratamento para PSORIASE e DERMATITES