Seu copo está meio-vazio ou está meio-cheio? - PNL




O copo está meio-cheio ou meio-vazio?

Esta metáfora é bem conhecida nos meios de PNL e serve para ilustrar os diferentes níveis de percepção sobre a mesma realidade por pessoas diferentes.
Ela mostra duas posições, a do otimista e a do pessimista.

O otimista sempre dirá que o copo está quase cheio, e o pessimista sempre dirá que o copo está quase vazio.

Porquê, se existe a mesma quantidade e o líquido encontra-se na metade?

Porque as pessoas que são naturalmente otimista, tem o costume de ver as coisas de uma forma mais positiva e mais fácil. Essa é a realidade que os otimistas enxergam. Eles tendem sempre a ver algo bom, sempre preferem dar atenção ao que para eles soa mais fácil.

Já os pessimistas não conseguem fazer isso, eles tendem sempre a enxergar aquilo que pode dar errado, pois eles preferem entender as coisas do mundo como difíceis.

Certo? Errado?

Somente diferentes formas de ver a mesma realidade!

O que é necessário entender é que, partindo-se de percepções de realidade diferentes, percebemos que aquilo que serve para nós como verdade não é aceito da mesma forma pelo outro.

Sabendo disso aprendemos a entender melhor o outro e, se for o caso, poderemos utilizar o mesmo filtro de realidade do outro para entrar em sintonia com ele e fazê-lo aos poucos entender nosso ponto de percepção, partindo primeiro do ponto de percepção dele.

Como isso pode te ajudar?  Se você descobriu agora que é do tipo pessimista e gostaria de mudar para o tipo otimista, basta começar a observar como um otimista age. Fazendo assim poderá aos poucos mudar a sua própria percepção.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como usar o Sri Yantra para ter prosperidade em tudo na sua vida.

Anjo da prosperidade pela Cabala : SEALIAH

Constelação familiar - Tratamento para PSORIASE e DERMATITES